A. M. A. R. C.

Associação Montalvanense de Actividades Recreativas e Culturais

MONTALVÃO

MONTALVÃO
Os formulários para inscrição nos eventos, deverão ser solicitados por e-mail. Obrigado!

IGREJA DE MONTALVÃO

Nota Histórico-Artística:

igreja matriz montalvão Dedicada a Nossa Senhora da Graça, a igreja matriz de Montalvão, que foi comenda da Ordem de Cristo, destaca-se na malha urbana pela imponência dos seus volumes. Edificada no século XIV ou final do XIII, foi depois objecto de campanhas de obras de época quinhentista e barroca. Já no século XX, outras intervenções, certamente de consolidação e restauro, alteraram a estrutura de apoio quer das naves laterais quer do coro.

O portal principal é um dos poucos elementos que restam da primitiva construção. Inscrito em gablete de remate triangular, desenvolve-se em arco de volta perfeita formado por arquivoltas triplas que assentam em colunelos com capitéis de folhagens. É sobrepujado por um óculo mais recente, e flanqueado por duas frestas. A fachada, em empena, é mais larga do que alta, facto ainda mais evidenciado pelas torres que a ladeiam e se elevam bem acima da linha dos telhados. Uma delas é mais alta, mas ambas apresentam panos cegos, apenas abertos pelas sineiras, com pedraria aparente nos cunhais e remate em coruchéu.

No interior, de características já quinhentistas, o espaço divide-se em três naves, separadas por arcaria de volta perfeita, assente sobre colunas, definindo cinco tramos, sendo que os arcos na área do coro são mais baixos.

A zona da cabeceira é, no entanto, mais recente, apresentando tecto em caixotões e retábulo de talha polícroma numa composição que recorda os modelos proto-barrocos. A ser original, foi profundamente alterada e repintada.

Quanto aos restantes altares, os dois colaterais são de talha dourada barroca e, na nave, ganha especial interesse a capela do século XVII, aberta por arco de volta perfeita inscrito numa estrutura de pilastras e entablamento em granito, e um outro retábulo em mármore de Estremoz, já do século XVIII.

Rodrigues

0 comentários:

Enviar um comentário

Passe o rato para visualizar

Quem somos

A AMARC - Associação Montalvanense de Actividades Recreativas e Culturais, nasceu de um conjunto de vontades e espírito associativo de pessoas que consideram Montalvão o seu “Paris-Texas” e que tentam preservar tradições e valores que fazem a identidade desta freguesia, bem como criar uma dinâmica que lhe possibilite uma maior visibilidade na região e no mundo. É uma associação que anseia pela aceitação e ajuda de todos de modo a que se possa fazer florescer esta semente em 2002 lançada.


Surgiu com o objectivo de promover a cultura e o recreio na localidade. Sete anos volvidos, vem agora reforçar a sua identidade e imagem com a abertura do seu blog, veículo actual para melhor e mais longe passar a sua voz e transmitir as vontades do povo desta freguesia.

Pretendemos com este veículo de informação a colaboração de todos os Montalvanenses de nascimento ou de adopção.

Contacte-nos através de:



Pensamento

SÓ SEREMOS VERDADEIRAMENTE UNIVERSAIS SE SOUBERMOS CONHECER RESPEITAR E AMAR A NOSSA ALDEIA.

Brasão da Freguesia

Brasão da Freguesia
Freguesia pertencente ao Concelho de NISA, Distrito de PORTALEGRE
População: 850 Habitantes
Actividades económicas: Agricultura, panificação, olivicultura, exploração de cortiça e pastorícia
Festas e Romarias: Nossa Senhora dos Remédios (8 de Setembro) e S. Jacinto (3.º domingo de Agosto)
Património: Igreja matriz, castelo de Montalvão, antas, capelas de S. Pedro e de Santo André

  • AMARC - Tel: 245 743 280
  • Extensão do Centro de Saúde de Montalvão - Tel: 245 743373
  • GNR - Montalvão - Tel: 245 743 114
  • Junta de Freguesia - Rua da Barca nº 29 - Tel: 245 743 132 - mail: jfreg.montalvao@mail.telepac.pt
  • Marisqueira «O Rei do Camarão» - Tel: 245 743 447
  • Santa Casa da Misericórdia de Montalvão - Tel: 245 743 288

advertisement-200x300
advertisement-200x200

Seguidores